Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir as principais formas de contribuição da Psicologia para o campo da Saúde Coletiva, dando ênfase à atenção primária a saúde (APS) na área da educação em saúde. Serão apresentados alguns conceitos da educação em saúde, além de serem expostos algumas das principais ações e os programas voltados à educação em saúde no contexto brasileiro, por fim será discutido o papel de atuação da área da psicologia dentro da atenção básica, com atividades voltadas a educação em saúde.

Palavras-chave: educação em saúde, atenção primária, psicologia.

Autores: Geovana Santos Ferreira
Citação: Ferreira, G.S. 2023. Psicologia e a educação em saúde. Pubsaúde, 13, a420. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude13.a420
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 5 mar. 2023; Revisado e aceito: 10 abr. 2023; Publicado:  10 abr. 2023
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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Abstract

This paper aims to discuss the main ways in which Psychology contributes to the field of Collective Health, with emphasis on primary health care in the area of ​​health education. Some concepts of health education will be presented, in addition to exposing some of the main actions and programs aimed at health education in the Brazilian context, finally, the role of psychology in primary care will be discussed, with activities aimed at Health education.

Keywords: health education, primary care, psychology.

Referências

  • Geovana Santos Ferreira

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